terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Io sono Jovanotti!


Boa tarde, ou noite, sei lá que horas são, nobres companheiros! Música realmente é um negócio espetacular, não? E não tenho talento algum para ela. Isso é um fato lastimável. Hoje, porém, seguindo as tradições "Haiguianas", falo aqui sobre música. E mais, falo de um dos meus maiores ídolos: Lorenzo Jovanotti. Como acabei de falar, não tenho talento para a música. Jovanotti é um dos poucos artistas que me inspiram a cantar suas músicas em voz alta, um castigo para os meus próprios ouvidos.
Houve uma época em que a canção italiana teve uma dimensão mundial. Não foi só Rita Pavone, nos anos 60 e 70. Em outras épocas, foi "degustada" pelos brasileiros. Laura Pausini e Tiziano Ferro passaram por aqui e fizeram até um certo sucesso. Renato Russo se arriscou em algumas faixas. Bons. E só.
Genética deixada de lado, sempre se fez coisa boa por lá, pela Itália. Infelizmente, a música de lá não é encontrada facilmente no Brasil. Discos italianos não são peças fáceis de se adquirir. Nem na Itália. Tenho tudo de Jovanotti, e ele é um dos poucos que me fazem sentir na obrigação de consumir tudo que lança. E nunca me decepcionou.
No mais recente disco dele (Safari - 2008), tem três canções que canto alto sempre que posso, e às vezes em momentos inoportunos também. "Fango", "Punto" e "Come Musica". A primeira tem uma introdução meio mantra que volta hipnoticamente a cada estrofe e praticamente te obriga a decorá-la, mesmo em italiano: sem muita resistência, quando você percebe já está repetindo: "Io lo so che non sono solo/anche quando sono solo."Punto" é um sambinha bem brasileiro, puxado por um versinho quase infantil se não fosse tão adorável ("Vorrei che questa pagina tornasse bianco per scriversi Ti amo... Punto!") E "Come musica" tem simplesmente a frase musical mais linda já criada para declarar amor eterno a alguém - só mesmo esse cara pra me inspirar a cantar num volume impensável (e "cantar" no meu caso, é força de expressão): "So che è sucesso già/che altri già si amarono/non è una novità/ma questo nostro amore è come musica/che non potrà finire mai/che non potrà finire mai/mai mai"... É. É a frase do meu msn sim.
Como esse cara consegue? Como é possível? As músicas são de uma diversidade incrível, ainda que sempre pendam para o dançante. É multifacetado. É pop, é rock, é top! Todas, todas as canções são lindas, todas são cativantes, todas ficam na memória. "Mezzogiorno", "A Te", "Nel Mio Tempo"... Todas. Enfim, sabe a vontade de irromper cantando um verso sem ligar para as críticas de quem está por perto? Jovanotti.
Invista nos discos de Lorenzo Jovanotti, pois sempre é tempo de conhecer alguém tão bom. Pode começar por "Safari" mesmo, que teve partes gravadas no Rio de Janeiro. Ou por qualquer outro disco. Em todos eles, você vai encontrar uma harmonia celeste entre música, canto e letra - combinações perfeitas que vão te elevar ao estado de graça. Puro dopping.
Para concluir, deixo como singela homenagem a ela, que se encontra nesse momento nos EUA, o clipe da canção "Come Musica". Te amo. Forte abraço e até a próxima "Segunda na Terça". Rá!

3 comentários:

Zé Bokinha 18 de fevereiro de 2009 às 20:37  

Bom, esse cara eu não conheço, mas o Rock italiano da década de 70 eu conheço bem e recomendo!

Zé Bokinha 19 de fevereiro de 2009 às 00:29  

By the way, aquí é o Haig. Depois façam uma visitinha ao blog que compartilho com meu amigo delki8

Nanda Palmerston 25 de fevereiro de 2009 às 14:00  

Que lindo, Meu Bem!

"Ma questo nostro amore è come musica/che non potrà finire mai/che non potrà finire mai..."

Jovanotti e' o que ha' e eu te amo! rs

(to correndo aqui ^^ )

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP