domingo, 8 de novembro de 2009

The wall.


Alívio Imediato - Engenheiros do Hawaii, Composição: Humberto Gessinger :

O melhor esconderijo, a maior escuridão
Já não servem de abrigo, já não dão proteção
A Líbia é bombardeada, a libido e o ví­rus
O poder, o pudor, os lábios e o batom (2x)

Que a chuva caia
Como uma luva
Um diluvio
Um delírio
Que a chuva traga
Alivio imediato


Que a noite caia
De repente caia
Tão demente
Quanto um raio
Que a noite traga
Ali­vio imediato

Há espaço pra todos, há um imenso vazio
Nesse espelho quebrado por alguém que partiu

A noite cai de alturas impossí­veis
E quebra o silencio e parte o coração

Há um muro de concreto entre nossos lábios
Há um muro de Berlim dentro de mim
Tudo se divide, todos se separam
Duas Alemanhas, duas Coreias
Tudo se divide, todos se separam

Que a chuva caia
Como uma luva
Um diluvio
Um delírio
Que a chuva traga
Alivio imediato

Que a noite caia
De repente caia
Tão demente
Quanto um raio
Que a noite traga
Ali­vio imediato




Goiânia, Algum lugar em 1997.


Pai, o que foi a queda do muro de Berlim?

Bom meu filho é o seguinte: Depois da segunda guerra mundial os russos invadiram de um lado, os americanos do outro, eles dividiram a Alemanha no meio e o muro passava no meio de Berlim. Isso dividiu a cidade e algumas pessoas moravam do lado de lá e outras de cá. O lado de lá com a ruína da união soviética acabou ficando pobre e o povo foi ficando bravo. E eles tinham sempre amigos em comum dos dois lados. Aí um dia o povo cansou e todo mundo juntou e foi lá e derrubou.



Estrelando: Cristiane F. 13 anos, drogada prostituída masturbando velhos em Mercedes, que cresceu brincando no muro e dançando David Bowie.

Franz Anton Beckebauer, o "Brasileiro da Alemanha", futuro "Kaiser". De postura ereta, passes curtos e precisos. Curiosidade: Quando criança, peitou o proprio pai, aposentado devido a ferimentos que sofrera na Segunda Guerra, não gostava que Beckenbauer utilizasse o único para jogar o único par de sapatos que possuía.

Stasi ( Ministerium für Staatssicherheit, Ministério para a Segurança do Estado
Cujos arquivos "pessoais" acumulados formam 110 quilômetros de papel.)

Otto Leopold Eduard von Bismarck e sua eterna contribuição um século antes.



Winston Leonard Spencer Churchill : Fulton, Missouri, Eua.

5 de março de 1946,

"From Stettin in the Baltic to Trieste in the Adriatic an iron curtain has descended across the Continent. Behind that line lie all the capitals of the ancient states of Central and Eastern Europe. Warsaw, Berlin, Prague, Vienna, Budapest, Belgrade, Bucharest and Sofia; all these famous cities and the populations around them lie in what I must call the Soviet sphere, and all are subject, in one form or another, not only to Soviet influence but to a very high and in some cases increasing measure of control from Moscow."

Numa tradução livre:

"De Estetino, no [mar] Báltico, até Trieste, no [mar] Adriático, uma cortina de ferro desceu sobre o continente. Atrás dessa linha estão todas as capitais dos antigos Estados da Europa Central e Oriental. Varsóvia, Berlim, Praga, Viena, Budapeste, Belgrado, Bucareste e Sofia; todas essas cidades famosas e as populações em torno delas estão no que devo chamar de esfera soviética, e todas estão sujeitas, de uma forma ou de outra, não somente à influência soviética mas também a fortes, e em certos casos crescentes, medidas de controle de Moscovo."







Nietzsche afirma em sua obra Ecce Hommo que o ressentimento é a ruína do homem, ao meu compreender, moderno. E realmente há um muro de Berlim dentro de cada um de nós. Por mais suave e singela que seja a sua expressão nas mazelas de nosso caráter, seus rumos e influências são definitivas para qualquer atitude nossa. Desde um ato apaixonado e inconsequente até a mais infame piada. Não sou psicológo nem pretendo ser mas creio que faz parte da nossa evolução espiritual transpor esses muros interiores que temos e então finalmente evoluir. Caso contrário você pode ser apenas mais um " boçal que atira bombas na embaixada" . Você pode ser mais um playboy que pouco se importa com essas notícias que inundam os jornais enquanto você bebe cerveja em um bar inflamado em uma das mais belas capitais do País. Afinal de contas, Política não te interessa.

E sua existência continua vazia e vazia. Sempre achei que tinha mania de tornar as coisas muito mágicas e emblemáticas. Mas eu sou assim, nasci assim. Sem emoção não tem graça. Sempre gostei de definir numa definição talvez pouco modesta que tinha olhos poéticos. Tudo depende do quão poéticos os seus olhos são para as coisas.

Um acontecimento meramente político ou histórico como a queda do muro de Berlim muito possivelmente pode soar irrelevante. Mas seria um contrasenso negar a ordem dos fatos. A bela camisa vermelha do Bayern De Munique que você usa está relacionada. Veja bem o Bayern só é o que devido a Franz Beckenbauer. E todo clube de futebol é uma expressão socio cultural de seu povo e seu País. E o pai de Beckenbauer fez parte do show.

Irrelevante não? Mas nínguem tem uma particição definitiva. Desde que Otto Von Bismarck unificou a Alemanha até a queda do muro 20 anos atrás levantando assim com promissor entusiasmo a bandeira da União Européia todos foram meros coadjuvantes.

A Europa caminha para uma unificação cada vez mais forte nunca antes vista na história. Algo como "nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos". Até porque eles sabem que se os deploráveis ianques hoje tem controle do planeta foi pelo tempo que perderam com a sua briga de irmãos.

Dos urais até a Irlanda são todos irmãos. Dos troianos que fundaram Roma ( assassinem me historiadores... ), dos Romanos que fundaram o maior império da história que influenciou Hitler E Napoleão. E que foram conquistar os povos bárbaras ascendetes do senhor Humberto Gessinger que acabou herdeiro de um pampa pobre. Dos latinos que que se estabeleceram por todo o meditarrâneo e principalmente na península Ibérica e por lá ficaram. Até que viessem para o Brasil e aqui estou escrevendo.


O tempo não para. Com certeza a queda do muro foi apenas mais um fator coadjuvante no eterno filme da história da raça humana. Mas do Ipod que você ouve até a camisa do Bayern De Munique todos estamos ligados.




Mas o mais importante é que existem muros por todos os lados. Devemos aprender a bela lição do povo alemão e de sua triste história e num sonho utópico quem sabe um dia derrubarmos algum muro.

Devemos derrubar o muro extremamente segregador da educação em nosso país. Devemos derrubar o muro do preconceito.

Mas talvez nada disso te importe pois entre você e a pessoa que você mais amou em sua vida exista um muro de Berlim entre seus lábios. E entre vocês. Que nunca mais se viram. E por isso você não se importa com a vida e não se importa se os avisos de de cigarro que avisam que fumar faz mal.



Muros Muros Muros por todos os lados.
Por todos os corações e todas as poesias
Dentro de cada ideologia

Passeando por todas as fés,
Nos matando e amarrando nossa evolução,

Até quando?Até quando...




Curiosidade: A banda inglesa Pink Floyd não tocou em solo alemão enquanto o muro estava de pé. Em 1990 dividiram palco com a banda Alemã Scorpions em um show histórico. Ingleses e Alemães dividindo palco celebrando a queda do muro.

O pai de Waters, Eric Fletcher Waters, soldado dos Royal Fusiliers do Regimento de Londres, perdeu a vida na 2ª Guerra Mundial na campanha de Anzio (que é descrita em “When the tigers broke free”). Esta perda é inspiração para muitos dos trabalhos de Waters, que ficou indignado com a guerra das Malvinas e produziu o genial Álbum "The Final Cut ", o qual eu ouvi enquanto escrevi tudo isso, mas isso é outra história...

2 comentários:

Yuri Montanini 9 de novembro de 2009 às 17:09  

Parabéns.

Ficou foda.

Rafael Rabelo 30 de novembro de 2009 às 21:04  

Texto antigo, mas não havia lido! Muito Bom!

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP