sábado, 13 de dezembro de 2008

Futebol Goiano: Balanço de 2008 e expectativa para 2009

O ano de 2008 passou como um avião. Para alguns de nossos times demorou a decolar e outros saiu voando muito rápido e caiu no meio do caminho. Mas o certo é que 2008 trouxe muita coisa boa e que nos dá a perspectiva de um ano de 2009 bastante competitivo para os nossos times goianos.
Comecemos pelo maior clube do centro-oeste: O Goiás começou um ano cercado de expectativa. Chegada de um técnico vindo do palmeiras, com alguns bons nomes e vencendo os rivais Atlético e Vila Nova respectivamente, logo no início do campeonato goiano. Mas o que se viu foi um humilhante eliminação na Copa do Brasil, perdendo para o Corinthians pelo placar de 4 a 0 e uma frustrante perda do título goiano para os 'roceiros' do Itumbiara por 3 a 0 em pleno Serra Dourada. No Campeonato Brasileiro, o time começou mal mas conseguiu se recuperar com a chegada do técnico Hélio dos Anjos e terminou a competiçao na sexta colocação, classificando-se para a Copa Sulamericana.
O Vila Nova tinha subido da série B e estava com grande expectativa no Goianão. Mas não foi o que aconteceu. A diretoria não fez boas contratações e com um time comum a equipe vilanovense sequer chegou a fase eliminatória, terminando a competição em quinto lugar.No Brasileiro, a equipe fez um primeiro turno espetacular.Esteve quase sempre presente no grupo de acesso à primeira divisão, mas devido a problemas internos no clube, não conseguiu o tão sonhado acesso para a série A.
O Atlético era o mais desacreditado. Tinha perdido uma classificação para a série B de forma ridícula para o já eliminado Barras-PI.Começou o campeonato goiano perdendo para o Goiás e terminou sendo eliminado pelo Itumbiara em pleno Serra, com gol de Basílio do meio do campo.Na série C, o Atlético montou um time operário e eficiente, com o técnico Mauro Fernandes e foi Campeão Brasileiro invicto em casa.
Para nosso amigo Luís Valdívia, abrirei uma exceção para falar do Palmeiras. Time começou muito bem o ano, com o meia chileno arrebentando eles chegaram ao sonhado título paulista.Porém, no brasileiro o meia foi vendido para algum time da Arábia que não me recordo o nome e o verde paulista caiu de rendimento e nao venceu o brasileirão tendo que se conformar com uma pré-libertadores.No ano que vem, com a parceria da traffic, o Palmeiras deve vir forte, com jogadores como Keirrison, Cleiton Xavier,Marquinhos e talvez Vítor do Goiás.
Por essas e outras razões, espero um ano de 2009 muito forte para os times goianos desde o começo. O Goiás montando time forte para a sulamericana e o brasileiro, o vila e o atlético montando bons times para brigar na série B e um itumbiara forte, só para vencer a gambazada, já que eles se enfrentam na primeira fase da Copa do Brasil. Tudo isso, porque antes ter rivais goianos fortes, do que os de fora, para ver se acaba essa puxação de saco do torcedor goiano para com os times de fora.

0 comentários:

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP