terça-feira, 20 de outubro de 2009

Não Sorria...Sorrir é um risco!


(Indagações)

Nos últimos tempos, estamos nos deparando cada vez mais com a crueldade humana. Vivendo em um mundo onde até mesmo um sorriso - que é uma manifestação espontânea - vem carregado de insegurança e recebido com desconfiança. Num mundo, onde se relacionar com outras pessoas pode ser literalmente um risco. E eu me pergunto constantemente: "Que mundo é este?""Como e quando vai mudar?" Alguns já não vêm mais saída, outros apostam em recursos governamentais, principalmente na educação oferecida pelo governo, e há quem simplesmente espera e continua levando a vida como se não houvesse um novo dia a cada amanhecer, vivem apenas um dia a mais. A modernidade avança cada vez mais, o teor das informações bombardeiam o nosso dia-a-dia. Oportunidades pra uma vida melhor vão chegando às pessoas, mesmo que lentamente. Com tanta inovação, aparentemente, parece não existir motivos para uma pessoa ser capaz de fazer e proferir tanta maldade, contra si e contra os outros. Talvez seja esta, a incógnita, talvez para viver bem e com a tão almejada paz, seja necessário tão pouco, talvez sejam só simples valores e princípios humanos baseados em bom caráter que precisam ser despertados dentro de cada um de nós. E quando se falar em educação, não limitá-la em conhecimentos específicos, que se aprendem na escola, mas englobar a sabedoria de vida, que podemos adquirir com a família, com os amigos e com a sociedade. Entender que educação é mais do que um saber, é uma questão de postura e bons modos. Quem de nós não gostaria de possuir a certeza de que está seguro? Que um ser humano tão igual á você, seria incapaz de maltratar ou matar pessoas? Ter a certeza de que se pode confiar, que o mundo é bonito sim e que vale a pena viver, quem de nós não gostaria de ter certeza disso tudo? Quem de nós não deseja esse avio, esse sossego? Pena, que estamos ridiculamente, tão preocupados com nós mesmos e mergulhados na ambição, que raramente percebemos que esta mudança está em nós. Sempre vai existir quem ainda acredite, quem ainda tente mudar, mesmo que seja minoria e passem sempre despercebidos. Repassar essa responsabilidade é muito fácil, ainda mais para uma geração acomodada como é a nossa. Não é preciso se desesperar, nem fazer nenhum alarde, o que se pode realmente fazer é simplesmente continuar vivendo. É meio que impossível querer mudar as pessoas, quando você mesmo não consegue mudar. Mas eu acredito, pelo menos, na vazão dos sentimentos humanos, não sei se a curto ou longo prazo, que os noticiários com atos estúpidos e com requintes de crueldade desapareçam, não aconteçam mais. Sei que é utópico demais, mas eu prefiro acreditar, quero ser mãe um dia, e desejo um mundo melhor pro meu filho. Você não???
Enquanto isso, como disse o Dalai Lama, as pessoas vão vivendo como se nunca fossem morrer, e morrendo como se nunca tivessem vivido... Somos todos estranhos e eu arrisco: quem de nós ousa dar um sorriso???
(Por Vanessa Mayane)

Até a próxima terça! Beijos

3 comentários:

Ítalo 20 de outubro de 2009 às 23:43  

Antes de tudo parabéns pelo texto Treim! Você sempre surpreendendo-me. É incrível como você consegue articular palavras desde a essência do ser humano até o ambiente dinâmico e massacrante no qual o mesmo vive. Sem muito o que dizer além, haja vista que este texto fala nitidamente pela angústia que nós jovens estamos passando. Penso que a culpa de toda essa geração desiludida é a própria fragilização das relações humanas. O homem está cavando sua própria cova em direção a solidão e a falta de ideais que preza pelo bem coletivo. É isso! Parabéns de novo Treim. Do seu fã número um: Ítalo

Lethícia Ávila 21 de outubro de 2009 às 00:17  

Flooower, impressionante como vc consegue começar um texto assim, do acaso, e fazê-lo fluir perfeitamente de maneira tão sutil. Realmente, isso não é pra qualquer um! Conseguir sustentar um assunto em umas 20 linhas já é difícil... Mas pra vc, isso já é hábito! Seu lado poético é de uma maturidade surpreendente... Vc consegue captar ideias, propor reflexões e ainda assim, englobar vários assuntos que no final, acabam se integrando. É o tipo de mistura homogênea, que combina e que dá certo! Parabéns, girl! ;) Continue brilhando às terças!!

Yuri Montanini 22 de outubro de 2009 às 14:56  

'Nossos sonhos são os mesmos há muito tempo...
Mas não há mais muito tempo pra sonhar.'

Gostei do texto, Vanessa!

Do seu fã número dois: Yuri Montanini

;*

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP