quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

A juventude é uma banda imortal.






Então com 15 anos de idade, fui privado de assistir diários de motocicleta devido ao meu péssimo desempenho escolar. Assim que o castigo acabou, meu pai me levou para assistir o filme. Me lembro perfeitamente de chegarmos naquele cinema da praça cívica, sala pequena, vazia, apenas eu e ele, e um velhinho na projeção e assistirmos o filme. E nunca me esqueci da cena em que o personagem de Che chama a atenção de seu amigo Alberto Granado, o " Miau " para um velho sentado na mesa do bar e diz algo como : " É assim que você quer chegar no final de sua vida? ".

Nunca me esqueci dessa cena. Não quero ser um velho andando com um jornal embaixo do braço no Moema, no Marista, no Garavelo ou Palmeiras de Goiás. Embora possa ser. Existem nas mais variadas expressões artísticas cenas que sensibilizam profundo em nossa existência. Essa foi uma delas. Embora cruelmente o mundo já tenha os heróis que precisa. Então vem a terrível e jovem dúvida a respeito de nossa existência e seus mistérios.

Um dia desses, sai do trabalho e fui pra faculdade a noite, aula chata, peguei o caderno e como sempre tava pensando no tempo, e escrevi uma poesia assim:

O que é o tempo?
Senão a batida seca,
do relógio,
da arquibancada,
do coração?

Essa batida cruel e imperdoável,
presente em tudo.
Que atormenta a minha alma,
e alimenta a minha existência,
Que seja fatal, efêmera ou ideológica
Essa batida que atormenta,
eterna.




Queria pra mim a mística dos grandes poetas, mesmo que pra isso precisasse fingir sentir. Queria ser um herói, endurecer sem perder a ternura jamais. Queria ser bom o bastante. Queria a magia e o talento para tocar nas bandas do imortal.

" São apenas jovens... "

2 comentários:

Unknown 6 de janeiro de 2010 às 12:53  

sem dúvida esse foi um dos seus melhores textos, vc esqueceu aquele conflito interior que se exteriorizava em um apartamento pequeno, drogas e um amor platonico.
e só pra nao perder o costume, eu odeio o che e todas as falas idiotas dele.

Yuri Montanini 6 de janeiro de 2010 às 12:58  

Sim, são apenas jovens.

'A juventude é uma banda numa propaganda de...'

Bom texto ^^

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP